Por acontecer no início do ano, muitos líderes consideram que o alto custo do investimento não se harmoniza com a data. Além disso, o crescimento numérico dos evangélicos gerou certa inflação com respeito a locais apropriados. A procura tem sido infinitamente superior que a oferta. Além disso, muitos vêem o feriado de Carnaval como o único momento para uma “mini férias” somando-se ao fato que os pacotes turísticos atualmente tem se tornado cada vez mais atraentes.
Cá pra nós, acredito que essas são desculpas para quem já perdeu sua sede de Deus e ainda não percebeu. Lembro-me que na minha juventude, fazíamos vigílias de oração semanas antes para que Deus se derramasse naqueles quatro dias. A adrenalina, durante as reuniões de preparação, era uma resposta fisiológica à expectativa de um encontro com o Criador de todas as coisas.
Nestes tempos pós modernos, estamos apáticos demais para nos dar ao luxo de um evento deste porte. Ficar ali, no “batidão” do dia a dia da igreja, é mais cômodo. Afinal, qual a diferença entre cultos num retiro e os eventos dominicais na igreja?
Vejo pelo menos, três diferenças: Primeiro, o ato de retirar-se. Quando decidimos que durante quatro dias estaremos focados em Deus, sua palavra e sua família de fé, nos colocamos num local espiritual adequado para que seja dado um forte impulso em nossa jornada espiritual.
Em segundo lugar o evento está de acordo com o anseio de Deus em ser buscado com exclusividade (Mt 4:10) e intensamente (Jr 29:13).
Terceiro: num retiro temos tempo de sobra para meditar no que ouvimos, orar com tranqüilidade e promover acerto e reconciliação com irmãos, o que num culto dominical de duas horas (no máximo), não conseguimos.
Em fim, em defesa dos retiros espirituais, apelo para o bom senso e o retorno ao que nos foi tão importante no passado próximo. Afinal, quem não está precisando desacelerar, deixar o computador ou a TV digital de “trocentos” canais para pensar na eternidade?
“Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da Casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade” (Salmo 84:10).
Trocando em miúdos: não há substitutos para um bom retiro espiritual.
É verdade pastor, se a gente não prestar atenção somos consumidos pelo 'batidão', pela rotina, pelo cansaço e nos acomodamos àquilo q parece ser mais fácil... Minha oração é " Pai, me ajuda a ter sede de Ti".
ResponderExcluirDeus abençoe!!!!
Amém. Que seja sempre assim.
ResponderExcluirConfesso que Retiros Espirituais, ainda mais na época de carnaval, foi e é maravilhoso em minha vida, e creio que na vida da igreja de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois me lembro que no período em que aceitei ao Senhor Jesus como meu Salvador e Senhor, logo depois fui para o meu primeiro Acampamento Espiritual de Carnaval, deixei para trás a festa da carne (carnaval) pela primeira vez, de muitas outras vezes que deixaria e, em nome de Jesus, deixarei, para me retirar para um local afastado de toda a agitação em que a sociedade secular vivia e vive em tal período, bem como, para deixar meu coração no descanso do Senhor, pois é nesse momento, de retiro, de saída do nosso habitat, para partirmos para o lugar onde o próprio Deus deseja encontrar-se conosco de uma maneira muito especial e falar aos nossos corações. E daquele primeiro acampamento em diante, meus dias não foram mais iguais, pois percebi que quando paramos tudo para escutar a Deus, nada pode ser mais importante e prazeroso!
ResponderExcluirDécio Roberto.
...o que num culto dominical de duas horas (no máximo), não conseguimos.Perai o culto na minha igreja sempre da quase 3 horas,e quando tem ceia entao....hahaha(brincadeirinha)
ResponderExcluirFui em Retiro,vou, irei e recomendo.#PLENITUDE#
Matheus Ribeiro
Adorei a postagem. oxalá se todos os pais investissem em mandar pelo menos os seus filhos para um retiro espiritual, eles entao reconheceriam a grandeza que seria para o futuro destes, tenho feito isto desde que conheci Jesus, eu invisto em mandar minhas filhas, e mesmo que o inimigo intente contra a vida delas, mais..... a semente do fruto permanece viva no coraçao delas , e com temor elas conseguem se desvencilhar, e dar um passo á frente ao invés de para tráz, isso eu agradeço muito aos retiros espirituais.
ResponderExcluir