terça-feira, 15 de agosto de 2017

Como identificar uma mensagem cristã autêntica.


           Se você é ávido por mensagens cristãs e vive acessando estudos bíblicos e pregações, deve redobrar sua atenção. Há muita picaretagem no ramo, como sempre houve desde os tempos dos apóstolos.

         No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade.  Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda (2ª Pedro 2:1 à 3).

                Como discernir entre o falso e o verdadeiro? O processo é o mesmo usado para identificar uma nota falsa de uma verdadeira: conhecer muito bem a verdadeira.

                Vamos tomar como base o ministério de São João Batista. Ele foi um legítimo mensageiro de Deus e concentra em si o último profeta ao estilo do Velho Testamento e o primeiro evangelista ao estilo do Novo Testamento. Uma ponte sólida entre Israel e a Igreja.

                Em Lucas 3:1 à 20 a Bíblia nos retrata como foi seu trabalho e sua mensagem. Este trecho das Escrituras nos revela três aspectos da mensagem cristã genuína que serve de fundamento para avaliarmos se estamos ou não diante de uma pregação autêntica, a saber: toda pregação autêntica a) começa com a Bíblia; b) provoca questionamentos existenciais e    c) visa unicamente a glória de Deus. Se estas três características não estiverem presentes numa pregação, ela não pode ser considerada uma pregação autêntica, mesmo que provoque emoções ou faça chover milagres. Ela é falsa. Para checar, faça as seguintes perguntas:

                A mensagem começa com a Bíblia? A Bíblia é a fonte inspiradora do tema do pregador? A Bíblia está sendo exposta de modo inteligente e inteligível? João Batista tinha como fonte inspiradora o texto do profeta Isaías 40:3 à 5 (Vide Lucas 3:4 à 6). A verdadeira mensagem nasce na Bíblia, expõe e explica o texto bíblico e o aplica à nossa realidade de vida. Não se iluda com belas histórias ilustrativas, palavras difíceis, citações de poetas e filósofos. A mensagem cristã e eminentemente a mensagem contida na Bíblia.

                A pregação provoca questionamentos existenciais? Leva a reflexão? Inquieta o coração? No caso de João Batista, os que o ouviram, disseram: “Que devemos fazer então?” (Lucas 3:10). A mesma reação tiveram os que ouviram o apóstolo São Pedro em seu sermão registrado em Atos 2:14 à 36 : “Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: - Irmãos, que faremos?” (Atos 2:37). A palavra traduzida como “aflitos”, no original, significa literalmente “picar, furar” e num sentido metafórico, “atormentar a mente”.

                A mensagem visa unicamente a glória de Deus? O pregador é humilde o suficiente para não se colocar como o “dono da verdade”, ou o “guru da nova ordem mundial”? João Batista era tão eloquente e sábio que pensaram que ele poderia ser o Cristo!
O povo estava em grande expectativa, questionando em seus corações se acaso João não seria o Cristo.  João respondeu a todos: “Eu os batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias ...” (Lucas 3:15,16).
                Em outras palavras, a mensagem genuinamente Cristã, exalta a Cristo e não o ser humano. Somos uma geração mimada pelo clientelismo, paparicada pelo humanismo e divorciada dos valores espirituais que deveriam reger cada área de nossa vida.  Não somos um corpo animado por um espírito, mas um espírito que habita um corpo. Esta ordem faz toda diferença.
                Pensando bem, só aceita imitações aqueles cujo padrão de exigência é baixo. Só é enganado aquele que se contenta com coisas de qualidade inferior.
                Não seja assim.
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro CIDADE VIVA foi lançado em Santa Rita.

No ultimo dia 04 de Março, no Anfiteatro do Centro Cultural Mário Covas foi realizado o lançamento oficial do livro CIDADE VIVA de autoria d...