segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Espiritualidade no Facebook

     A espiritualidade estaria ganhando nova feição no Facebook?

     Frases intensas, cheias de devoção. 
     Testemunhos eloquentes. Imagens impressionantes e frases bem elaboradas.           
     Milhares de pessoas curtindo e compartilhando. Católicos, evangélicos e diversas outras confissões, se conhecem,  relacionam-se e expressam sua crença sem pudor, e com extrema liberdade.
     A espiritualidade estaria ganhando uma nova expressão no Facebook? Não sei.
     Muita gente que posta uma frase de cunho religioso, é capaz de postar outra "nada a ver" minutos depois. Se uma pessoa fizer alguns "posts" religiosos, não significa que esteja ligada a uma religião. Do jeito que a coisa anda, é possível criar uma religião particular,  como quem monta um prato no "self-service". No Face, isso ficou ainda mais fácil.
     Por outro lado, algumas comunidades sérias estão surgindo e fazendo girar ao redor de si, pessoas com uma certa coerência. Digo "certa coerência" pois não conseguimos ver muita coerência nos frequentadores do Face.
     Mas acredito que possa haver vida inteligente no Face. Sim, por incrível que pareça! Vejo em alguns frequentadores constância, conteúdo, capacidade de falar verdades  de modo criativo e dinâmico. Mas isso é bem raro. É possível passar uma semana, ou até mais, sem ter algo que valha a pena parar e pensar.
     O que mais me preocupa é que o Face possa ser um dreno da verdadeira espiritualidade ao invés de implementá-la. Ficar no computador tempo demais, pode ser danoso. É como mexer no lixo. Depois de muito tempo "fuçando"  podemos até encontrar um colar de 60 mil reais, mas vamos sujar as mãos, com certeza.
     Expresse sua espiritualidade em oração secreta com o Pai. Pratique a caridade, a gentileza, a gratidão. Medite na Palavra diariamente. Comungue com pessoas que compartilham de sua fé e faça isso pessoalmente.
     Que suas passagens pelo Face sejam para compartilhar o que você recebe no cultivo de uma espiritualidade que acontece no mundo real, no dia-a-dia com Deus e no contato frente a frente com as pessoas.
     Podemos encontrar Deus no Face? Não sei, mas a Face de Deus se revela àqueles que o buscam.
(Salmo 34:18 - 145:18).

Sérgio Marcos

8 comentários:

  1. Eu também penso assim pastor. Espiritualidade é na vida prática, não se revela apenas em palavras ou "sinais, se não houver mudança de vida . Se alguém procurar "nisso", vai se decepcionar. Mas com certeza, muitas pessoas nos têm abençoado com pensamentos e palavras. O Senhor tem sido assim. Que bom!!!! Um grande abraço e Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Pura verdade. o que mais vemos hoje no facebook é uma quantidade imensa de montagens de fotos com versículos ou palavras de bênçãos. Mas acredito também que se o cristão no facebook só pratica futilidade, essa pra mim é a vida dele... pois cristão é cristão em qualquer lugar, tanto em uma rede social, como pessoalmente. E por mais culta que seja a pessoa, ou aprofundada no Evangelho de Cristo, a Bíblia, todos pensamos em diversão e distração de maneiras diferentes... postando além de versículos, coisas do dia a dia também... acho sinceramente que isso é mais uma demonstração de fé, do que envangelismo mesmo!!! Belo post Pastor... tenho acompanhado o blog, uma idéia bem bacana!!!! =D

    ResponderExcluir
  3. Pastor vejo o Face como uma ferramenta que pode destruir quem não sabe usar, pessoas que compartilham "porcarias" e pessoas que compartilham coisas boas e nem sabem porque!! Vejo de tudo a cada dia. Temos que saber usar mesmo!!! Deus abençoe sua vida e seu blog!!

    ResponderExcluir
  4. Tremendo! muito verdadeiro, Deus continue te dando sabedoria!

    ResponderExcluir
  5. Uma verdade em termos, pois acredito que nem tudo que julgamos nao espiritual realmente o seja, pois nem todos tem a mesma vara de medir e tambem nao podemos dizer que a minha maneira de ver seja a mais correta. Eu fico com o que Paulo diz: se é verdadeiro ou falso se é real ou nao o importante é que cristo seja pregado e a palavra proclamada quer para salvacao ou condenacao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu seu comentário. Na verdade a internet é um imenso lixão, onde podemos até achar coisas boas como uma Bílbia jogada fora ou uma nota de 100 dólares. Precisamos aprender a usar a rede, sem sermos apanhados por ela. Abraços.

      Excluir
    2. Eu acho essa passagem de Paulo uma das mais legais da Bíblia, pois a mensagem será pregada de um jeito ou de outro. Só acho que nós como cristãos devemos 'ficar felizes ao ver o nome de Cristo sendo anunciado por qualquer um', mas cuidarmos da verdade a ponto de não aceitar ver 'o nome de Cristo sendo anunciado de qualquer jeito'. Pois o mesmo Paulo que dá importância a divulgação geral do nome de Cristo também denuncia em suas cartas o mau cuidado que alguns tem ao fazer isso. Valeu.

      Excluir

Livro CIDADE VIVA foi lançado em Santa Rita.

No ultimo dia 04 de Março, no Anfiteatro do Centro Cultural Mário Covas foi realizado o lançamento oficial do livro CIDADE VIVA de autoria d...