quinta-feira, 10 de maio de 2018

Mensagem de Santa Rita aos SANTARRITENSES.


Caminhando certa vez pelos arredores da cidade, não apenas para proveito físico, mas principalmente, espiritual, observei o revoar dos pássaros, a vegetação, a brisa suave, as cores e odores de nossa querida Santa Rita do Passa Quatro.

Parei em frente à imagem de Santa Rita na entrada do Jardim Planalto e observei-a demoradamente. Senti como se ela tentasse me dizer algo. Não sou dado a “ouvir vozes”, mas fiquei alguns instantes tentando entender aquela estranha sensação.

Percebi que a imagem tem nas mãos o Cristo Crucificado, que de acordo com seu olhar fixo, parecia-lhe de imenso valor. Isso me fez lembrar as palavras do Apóstolo Paulo aos Coríntios: “nada me propus saber entre vós a não ser Cristo, e este crucificado” (1ª aos Coríntios 2:2). São Pedro disse algo semelhante: “nenhum outro nome, foi dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12). São João, o chamou de “o Verbo da vida” (João 1:1 e 14).

Sabe-se que Santa Rita de Cássia amava contemplar o crucifixo. A imagem do Cristo crucificado era o fundamento de sua meditação.  Com seus olhos fitos na cruz, transmitiu-me intensa adoração pelo Filho de Deus, como se Jesus fosse a pessoa mais importante em sua vida. E era. Por meio de sua biografia sabemos que foi muito sofredora, que perseverou na fé. Ao entrar para a vida monástica, foi lhe dada uma passagem bíblica para que meditasse: a do Jovem rico em Mateus 19:16 à 22. Este texto fala acerca de “seguir a Jesus de modo radical”, colocando-o acima dos interesses materiais, egoísticos, mundanos.  Foi o que ela fez.

Sendo considerada “padroeira” da cidade, senti que aquela imagem deseja nos comunicar uma mensagem: “- coloquem Cristo e sua crucificação como fundamento e guia de sua espiritualidade. Cristianismo é Cristo! O amor de Deus se revelou na cruz”. O Deus homem se deixou crucificar “como cordeiro mudo, (que)... não abriu a sua boca” (Isaías 53:7). Jesus está acima das religiões, acima dos templos, dos sacerdotes, acima das instituições religiosas. Jesus é mais importante que padres, pastores, guias, gurus, mentores, santos e mestres cósmicos. Jesus é inigualável, inimitável e “irrepetível’. Nos dizeres de São João, “Rei dos reis e Senhor dos Senhores” (Apocalipse 19:16). Como podemos olhar para a imagem de Santa Rita de Cássia e não ver sua devoção?  Quase posso ouvir a imagem dizendo: “Não olhem para mim, olhem para quem eu estou olhando”.

“Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficarão confundidos. Clamou este pobre, e o SENHOR o ouviu; e o salvou de todas as suas angústias” (Salmo 34:5,6).
                                                                   Faça você o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro CIDADE VIVA foi lançado em Santa Rita.

No ultimo dia 04 de Março, no Anfiteatro do Centro Cultural Mário Covas foi realizado o lançamento oficial do livro CIDADE VIVA de autoria d...