quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

SÓ OS FORTES CHORAM.

Homem não chora? Uma ova. Pergunte  para homens que você considera, digamos, machões. Se forem sinceros, dez entre dez, já choraram muito, mas longe de todo mundo, por pura vergonha. 


O sexo forte chora sim. Eu já acreditei no mito de que homem não chora. Que idiotice! Fui um babaca  recusando-me a dar vazão às emoções. Choro é para as mulheres? Palmas pra elas. A força que elas tem está na capacidade de chorar sem culpa. Se você é homem, admita logo: é um chorão não assumido. Se reprime o choro, vai morrer cedo, somatizando a dor da alma, descarregando nas coronárias o que as lágrimas poderiam aliviar. Se pensa que estou exagerando, olhe para o Homem, o Homem com "H" maiúsculo que enfrentou os poderes políticos e infernais de seu tempo, entregando-se ao sofrimento por amor a humanidade. Homem "de dores" como dizia o profeta, "que sabe o que é padecer". O Livro dá testemunho do Homem Forte, Deus forte, dizendo simplesmente, sem nenhum recurso literário: "JESUS CHOROU". Assim, de modo seco, desprovido de retórica rebuscada. "Chorou".  Se o homem-Deus chorou, amigo, você pode e deve chorar. É melhor chorar do que se afogar na cerveja. É melhor chorar do que se depravar com garotas de programa. É melhor chorar que bancar o valentão e partir pra cima de quem mexeu com você. Chore. Chore muito. Os fracos se transformam em falsos  machões, e dão um showzinho de graça para os curiosos de plantão, que vão condená-lo pro resto da vida por ter perdido a cabeça. Os fortes, só os fortes choram. Seja forte. Jesus chorou.

11 comentários:

  1. Homem também chora, talvez "o travesseiro de muitos possam nos dizer melhor", só não chora em público. O homem forte chora, não tem medo nem vergonha de chorar, se submete a crítica do outro. Hoje,a maioria dos chorões,já amadureceram o bastante para quebrar o estigma do modelo "machão" imposto pela socieddade.

    ResponderExcluir
  2. POUCOS SAO OS HOMENS QUE TEM CORAGEM DE CHORAR,MUITOS NAO TEM CORAGEM NEM PRA FALAR O QUE PENSAM MUITO NEMOS OQUE SENTEM. se tivesen coragem pra chorar,falar com certeza seriam maridos melhores e pais melhores !!! gostei muito desse artigo !!

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh isso é verdade, mas até nisso o Silvio sai na frente viu pois ele é um chorão assumido, por isso eu concordo homem chora e muito.

    ResponderExcluir
  4. E VERDADE TEM Q CHRAR MESMO QUEM SABE DEPOIS DESTE COMENTARIO ALGUNS VÃO REFLETIR E ADERIR AO CHORO

    ResponderExcluir
  5. Não se trata de coragem, existe em estereótipo de homem imposto pela sociedade, isso desde o nascimento, infância, adolescência e por ai afora...
    Acredito que não seja fácil quebrar esse modelo, só Jesus pode!

    ResponderExcluir
  6. Como também existe um modelo prá nós mulheres, quando nascemos já começamos a ganhar bonecas e panelinhas, recebendo a mensagem de que estamos sendo preparadas para ser mães e donas de casa.Nem sempre é fácil dissociar tudo isso.

    ResponderExcluir
  7. é querido Pastor Sergio, belo artigo ! Pois a Palavra já diz: (O choro pode durar uma noite mais a alegria vem pela manha, que lindo este versículo nao é mesmo ? salmo 30 ;5), nao existe lágrima que nao seja enxuta pelo amor curativo do Senhor Jesus !

    ResponderExcluir
  8. pastor é verdade concordo que homens com H devem chorar, pois o choro lava a nossa alma, sou suspeita de falar sobre isso pois sou chorona assumida,Jesus no sermão do monte disse; Bem-aventurados os que choram pois serão consolados... Louvo a Deus não somente pelo consolo, mas tambem pelo refrigério que ele me dá todas as vezes que me prosto ao seus pés e derramo minhas lagrimas perante ele... Aleluia!!

    ResponderExcluir
  9. Choro é derramar de alma! É sinal de humanidade. E, como bem falou, pastor, tem que ter muita coragem e força para fazê-lo. Um abraço
    Lu

    ResponderExcluir
  10. EU NÃO CHORO !!! BRINCADEIRINHA.... LF

    ResponderExcluir
  11. Isso é uma verdade,principalmente porque Homens cresce ouvindo "vc esta chorando,nossa homem não chora"então acredito que tenha haver com cultura,assim como homem tb não faz nada em casa,porque ja coloca dinheiro,mais um homem que passa a conhecer a Deus e anda na presença do Espirto Santo esse sim tem a verdadeira liberdade de chorar....abraços Pr Sérgio amo vcs!!

    ResponderExcluir

Livro CIDADE VIVA foi lançado em Santa Rita.

No ultimo dia 04 de Março, no Anfiteatro do Centro Cultural Mário Covas foi realizado o lançamento oficial do livro CIDADE VIVA de autoria d...