sexta-feira, 10 de maio de 2013

Como se livrar dos sentimentos de culpa?



Uma das principais forças que impedem qualquer pessoa de crescer e prosperar é a culpa. A esmagadora maioria das pessoas não sabe lidar com ela. O resultado são doenças emocionais como  a ansiedade e a  depressão, que podem estar associadas a sentimentos de culpa não resolvidos. 
A religião costuma aumentar ou potencializar esse sentimento  transformando-a  num meio de manipulação por lideranças perversas. 
   Muita gente tem tentado resolver esse problema com terapias e medicamentos, mas a culpa parece um bicho  que vai devorando tudo por dentro. A maioria dos tratamentos apenas mascara o problema, piorando a situação. O que fazer?  
Primeiramente é preciso identificar o tipo de sentimento de culpa. Existe a culpa real, consequência natural de havermos violado uma lei moral ou espiritual. Esse sentimento é legitimo. Mas existe também a culpa injustamente atribuída. Alguns possuem certa sensibilidade e  acabam assumindo culpas que não são deles, simplesmente porque alguém disse: " - a culpa é sua".
Como discernir um do doutro? "Quem pode discernir os próprios erros?", disse Davi: "Absolve-me dos que desconheço! Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão" - Salmo 19:12,13.
      Como se livrar da culpa e ser feliz?
     Primeiramente entenda que, o que você fez de errado precisa ser reparado.   "Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Portanto, que todos os que são fiéis orem a ti enquanto podes ser encontrado; quando as muitas águas se levantarem, elas não os atingirão (Salmo 32:5,6 - NVI). Assuma seu erro e confesse à Deus. 
     Lembre-se que a misericórdia de Deus é abundante e infalível. "As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim" (Lamentações 3:22).
     Achegue-se ao Trono da Graça e receba a misericórdia. "Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna" (Hebreus 4:16). Deus está em seu Trono? Haverá um Juizo Final?
    Com certeza. Mas por enquanto, seu trono é de "Graça", de aceitação, de perdão e de misericórdia. Isso é uma boa notícia não é? Com isso, Deus tem um convite para você , um convite que você pode aceitar ou recusar, mas não pode ignorar. Ou você diz sim, ou não.
  ​ "Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã. ​O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida" - Apocalipse 22:16,17.
    Diga SIM, e venha JÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro CIDADE VIVA foi lançado em Santa Rita.

No ultimo dia 04 de Março, no Anfiteatro do Centro Cultural Mário Covas foi realizado o lançamento oficial do livro CIDADE VIVA de autoria d...