sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Igreja Líquida.

     Mais do que  de gente certinha e bem comportada. Mais que um povo bem vestido que não bebe, não fuma e não faz isso nem aquilo. Mais do que um pessoal que "canta e dança"  ...que é uma coisa entre quatro paredes e outra na esquina, na escola ou no trabalho ...que repete chavões  e diz amém no final das orações. 

     Igreja é o Corpo Vivo de Cristo , que transmite seu cheiro, sua voz, seu amor e poder de modo visível por onde  passa. 

     Há um tipo de "igreja" que chamo de "sólida". Tem tamanho, peso e formas bem definidas. Possui marca, modelo e ano de fabricação e  tem   orgulho disso, mas não penetra em locais estreitos, cantos apertados, fissuras sociais. Esperam crescer por adesão, e que a iniciativa venha de fora.

     Há também a "igreja liquida".  Não possui marca, modelo ou ano de fabricação.  Seus componentes "químicos" são bem definidos, sabe quem é e o que quer. Ao contrário da "igreja sólida", penetra em qualquer fissura . Leva vida, mata a sede, agrega e congrega. Ao contrário do que se possa pensar, a "igreja liquida" entende que é missional, sabe "porquê" e "para quê" existe e se apressa em cumprir cabalmente seu papel. Não espera crescimento por adesão. Vai ao encontro, corre atrás. Percebe que diante de si há um deserto, e se vê como a resposta. 

     Neste mundo globalizado, de tribos urbanas, nerds, manos, sertanejos, emos, só uma  "igreja liquida " chegará  à toda criatura.

     O apóstolo mais líquido de todos disse:  "Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns. Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser co-participante dele" (! Co 9:22,23). De quem ele aprendeu a liquefazer-se? Com o próprio Filho de Deus em sua encarnação. 

     Antes de  me sentenciar como herege leia Filipenses 2:6 à 8 - deixa a excomunhão para depois. Fui.

3 comentários:

  1. magnífica explanação, é realmente isso que ocorre hoje em dia.
    pessoas mais preocupadas em construir uma "aparência de santidade" do que ser verdadeiramente santo.
    e como pessoalmente ensinamentos de um dos poucos ganhadores de almas que restaram.
    e chamá-lo de meu pastor!!!

    ResponderExcluir
  2. Sabe, pastor, acho q muitas igrejas hj tomaram a forma do mercado tb. E se apresentaram como uma empresa para todo tipo de cliente. Vende-se prosperidade, sucesso, riquezas... Mas a Igreja de Jesus é aquela que se apresenta em amor pra aceitar os diferentes e oferecer o q de melhor o Senhor nos deu: a salvação pela graça.Se nós temos que tomar alguma forma nisso td, é a de nos apequenarmos para chegarmos mais próximos. Belo texto. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. kbom saber que eu faço parte da dessa igreja!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Como se "pacifica" um país?

O Excelentíssimo Senhor Michel Temer , Presidente do Brasil, em sua primeira aparição após a conquista histórica no TSE , disse estar se...