sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Igreja Líquida.

     Mais do que  de gente certinha e bem comportada. Mais que um povo bem vestido que não bebe, não fuma e não faz isso nem aquilo. Mais do que um pessoal que "canta e dança"  ...que é uma coisa entre quatro paredes e outra na esquina, na escola ou no trabalho ...que repete chavões  e diz amém no final das orações. 

     Igreja é o Corpo Vivo de Cristo , que transmite seu cheiro, sua voz, seu amor e poder de modo visível por onde  passa. 

     Há um tipo de "igreja" que chamo de "sólida". Tem tamanho, peso e formas bem definidas. Possui marca, modelo e ano de fabricação e  tem   orgulho disso, mas não penetra em locais estreitos, cantos apertados, fissuras sociais. Esperam crescer por adesão, e que a iniciativa venha de fora.

     Há também a "igreja liquida".  Não possui marca, modelo ou ano de fabricação.  Seus componentes "químicos" são bem definidos, sabe quem é e o que quer. Ao contrário da "igreja sólida", penetra em qualquer fissura . Leva vida, mata a sede, agrega e congrega. Ao contrário do que se possa pensar, a "igreja liquida" entende que é missional, sabe "porquê" e "para quê" existe e se apressa em cumprir cabalmente seu papel. Não espera crescimento por adesão. Vai ao encontro, corre atrás. Percebe que diante de si há um deserto, e se vê como a resposta. 

     Neste mundo globalizado, de tribos urbanas, nerds, manos, sertanejos, emos, só uma  "igreja liquida " chegará  à toda criatura.

     O apóstolo mais líquido de todos disse:  "Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns. Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser co-participante dele" (! Co 9:22,23). De quem ele aprendeu a liquefazer-se? Com o próprio Filho de Deus em sua encarnação. 

     Antes de  me sentenciar como herege leia Filipenses 2:6 à 8 - deixa a excomunhão para depois. Fui.

3 comentários:

  1. magnífica explanação, é realmente isso que ocorre hoje em dia.
    pessoas mais preocupadas em construir uma "aparência de santidade" do que ser verdadeiramente santo.
    e como pessoalmente ensinamentos de um dos poucos ganhadores de almas que restaram.
    e chamá-lo de meu pastor!!!

    ResponderExcluir
  2. Sabe, pastor, acho q muitas igrejas hj tomaram a forma do mercado tb. E se apresentaram como uma empresa para todo tipo de cliente. Vende-se prosperidade, sucesso, riquezas... Mas a Igreja de Jesus é aquela que se apresenta em amor pra aceitar os diferentes e oferecer o q de melhor o Senhor nos deu: a salvação pela graça.Se nós temos que tomar alguma forma nisso td, é a de nos apequenarmos para chegarmos mais próximos. Belo texto. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. kbom saber que eu faço parte da dessa igreja!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Livro CIDADE VIVA foi lançado em Santa Rita.

No ultimo dia 04 de Março, no Anfiteatro do Centro Cultural Mário Covas foi realizado o lançamento oficial do livro CIDADE VIVA de autoria d...