quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

COMO SER ESPIRITUAL SEM SER RELIGIOSO?

Difícil heim! Nesta nossa cultura pós-moderna, espiritualidade se confunde com religiosidade facilmente e o que deveria ser como água e óleo, se funde num amálgama maldito. Mas entendo que, em primeiro lugar, espiritualidade cristã demanda de um relacionamento íntimo com Cristo. Nada de fórmulas, trejeitos, manías igrejeiras, idumentária certinha (roupa de domingo), etc. Além disso, espiritualidade legítima demanda de uma dependência crônica do Pai Celeste. O ego dá lugar ao THEOS. Deus reina no trono do coração, dá as cartas, dita as normas, e a gente obedece, numa liberdade doida, linda, leve e solta. Servos, porém, livres!

Além disso, toda espiritualidade verdadeira, é bidimencional. Tanto vertical (para Deus) quando horizontal (para o semelhante). Ama-se a Deus sobre tudo e ao próximo como se fosse a gente mesmo. Toda espiritualidade que não nos leve a amar pessoas e gostar de gente, é falsa, animal e demoníaca.

Por fim, espiritualidade de verdade é calma, dispensa o marketing, foje da ribalta, dos holofotes. É singela, doce, acessível e dinâmica. Não pode ser imitada ou produzida em série. É original. Uma usina de originalidade.

Como ser espiritual sem se tornar um religioso de cara e crachá? Basta olhar para JESUS. O Deus que se disfarçou de gente. E que disfarce! Entrou na nossa dimensão. Viveu como Deus no mundo dos homens e hoje, ressucitado, como homem na dimensão de Deus. Mistérios. Está ao mesmo tempo ao lado do Pai, na luz inascessível, e onde dois ou três se reunirem em seu nome. Vai entender!

Pense nisso. Abomine a religiosidade burra, fábrica de alienados e seja um seguidor do Cordeiro, por onde quer que ele vá.

Um comentário:

  1. Penso que o homem é espiritual por imposição divina, não por escolha. Ele nos fez corpo, alma e espírito. Portanto não dá pra ser uma só coisa ou outra separadamente.
    A maior alegria do Pai Eterno, do Deus Criador é andar com seus filhos, poder falar com eles e receber seu amor. E a maior alegria dos filhos é a presença e o amor deu seu Deus e Pai. E é esta presença Divina que faz a diferença na vida dos filhos e os faz ser bem aventurados e livres, felizes. Tendo muito ou não tendo nada, não importa... os filhos tem a presença do Pai e isso os protege e reconforta.
    Ao preferir o pecado o homem também preferiu sair da presença de Deus. Porque Deus é Santo, Puro, Bom e não pode se misturar com o que seja impuro ou mau. É como água e óleo, luz e trevas.
    Assim o homem preferiu sair da presença daquEle que o ama e lhe oferece liberdade. "Se Cristo vos libertar, verdadeiramente sereis livres!" E que saudades, mesmo sem saber o que está realmente acontecendo, este homem sente da presença de seu Pai e de poder andar com Ele, sentir o seu afago de Pai...
    Então o espírito do homem ficou morto pela prática prazerosa do pecado e ele ficou sem saber o que é que está faltando em sua vida para lhe fazer feliz, lhe dar liberdade e paz.
    Jesus, sendo Deus, se humilhou à forma de homem e homem serviu. Se submetendo a autoridade de seus pais terrestres viveu uma vida humilde de muito trabalho como filho de carpinteiro que era, e naquele tempo não haviam máquinas modernas para facilitar o trabalho do carpinteiro. Serviu aos seus pais, a quem Deus o entregou, serviu a seus amigos e a pessoas distantes operando curas e restaurando vidas, sem qualquer reconhecimento, mas apenas para mostrar o quanto os amava. E este mesmo Jesus foi perseguido, preso, torturado e crucificado com requintes de crueldade derramando o seu sangue precioso na terra. Sangue que clama com grande voz, sacudindo a criação e dizendo:

    "Filho! Os teus pecados já estão perdoados! Este sangue que hoje derramo sobre a terra vai clamar por toda a eternidade dizendo que o preço está pago! Você não tem mais do que se envergonhar! Arrepende-te e volta a minha presença! Anda na minha presença! Eu sempre serei contigo e serei o seu Deus e você estará sempre comigo."

    Se você se identificou com este homem, ouça o que o Espírito de Deus está lhe dizendo. Volta... O Pai te espera com os braços abertos. Anda com Deus, seu espírito reviverá, você será uma nova criatura e conhecerá o que é a liberdade!!!!

    Penso que isso sim é ser espiritual; ser capaz de andar com Deus!!!

    ResponderExcluir

Como se "pacifica" um país?

O Excelentíssimo Senhor Michel Temer , Presidente do Brasil, em sua primeira aparição após a conquista histórica no TSE , disse estar se...