terça-feira, 30 de novembro de 2010

DEMORÔ !? A VITÓRIA DO MARKETING NOS MORROS CARIOCAS.

O sucesso da operação de ocupação do Complexo de Favelas do "Alemão" no Rio de Janeiro foi um sucesso incontestável. Acompanhamos pela TV o desenvolvimento das investidas e assistimos um "Tropa de Elite 3" em "reality show". Quem assistiu pela TV Globo (ou pelo canal a cabo GLOBO NEWS), percebeu que a grande emissora fez destaque para a prisão do último criminoso responsável pelo assassinato do seu repórter Tim Lopes

Há quem diga: "-demorô. Já era para ter ocorrido muitos anos atrás!" Poucos percebem que foi, antes de mais nada, uma vitória do marketing. Quem é que não sabe que os traficantes são quase que idolatrados pela população das favelas? Disque denúncia, em morro carioca, era piada até algum tempo atrás. Devido a uma campanha de desmoralização levada a cabo por longos anos em novelas, reportagens, minisséries, entrevistas e variados programas especiais, a população foi se conscientizando do problema e formando uma consciência política mais saudável. As UPP´s  (*) não apenas garantiam segurança às favelas que ocupavam como também serviam de propaganda a favor do Estado contra os narcotraficantes. Resultado: o disque denúncia funcionou, os traficantes "pisaram na bola" queimando veículos,  arranharam ainda mais sua imagem e o resto da história a gente já sabe.

Demorô? Talvez não. Tudo tem seu tempo determinado. Moral da história: não subestime o poder do marketing. Abaixo de Deus, talvez seja ele o segundo grande poder.

(*) Unidade de Polícia Pacificadora.

Um comentário:

  1. Sabe pastor, fico pensando nas vidas...Pessoas de carne e o osso que sofrem com tudo isso... Me lembro de um livro ( antigo) de Frank E. Piretti, chamado " O profeta". este livro ja retratava o poder da mídia e a desumanização da sociedade. Que a gente não seja levado nessa leitura fria e impessoal.Vidas... Matéria prima do amor de Deus... Um abraço!! ( adoro ler suas postagens)

    ResponderExcluir

Livro CIDADE VIVA foi lançado em Santa Rita.

No ultimo dia 04 de Março, no Anfiteatro do Centro Cultural Mário Covas foi realizado o lançamento oficial do livro CIDADE VIVA de autoria d...